Unisalesiano
PDI - PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL  - UNISALESIANO
Apresentação

Atualização do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI – 2016-2020

“O PDI é o instrumento de planejamento e gestão. Ele considera a identidade da IES no âmbito da sua filosofia de trabalho, da missão a que se propões, das estratégias para atingir suas metas e objetivos, da sua estrutura organizacional, o Projeto Pedagógico Institucional, com as diretrizes pedagógicas que orientam suas ações e as atividades acadêmicas e científicas que desenvolve e visa desenvolver.” (Instrumento de Avaliação Institucional Externa - MEC, 2014).

“Abrangendo um período de cinco anos, deverá contemplar ainda: o cronograma e a metodologia de implementação dos objetivos; metas e ações da IES, observando a coerência e a articulação entre as diversas ações; a manutenção de padrões de qualidade; o perfil do corpo docente; a oferta de cursos de graduação, pós-graduação, presenciais e/ou a distância; a descrição da infraestrutura física e instalações acadêmicas, com ênfase na biblioteca e laboratórios e o demonstrativo de capacidade e sustentabilidade financeiras.” (Decreto nº 5.773/06).

O Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, elaborado para um período de 5 anos, é o documento que identifica a Instituição de Ensino Superior (IES), e é também um instrumento de planejamento e gestão que considera a identidade do UNISALESIANO, no que diz respeito a sua filosofia, a missão, as diretrizes pedagógicas, a estrutura organizacional e as atividades acadêmicas que desenvolve e/ou pretende desenvolver.

O PDI constitui-se no instrumento orientador do processo de tomadas de decisão, bem como norteador do caminho a ser percorrido pela Instituição para o alcance de sua missão e visão institucionais, de acordo com seus princípios norteadores e valores, previamente constituídos.

Pela sua importância como documento que norteia as ações do UNISALESIANO e como elemento essencial no credenciamento junto ao Ministério da Educação, a participação de todos é fundamental para a elaboração de um PDI que diagnostique e reflita as expectativas e projetos de toda a comunidade universitária para os próximos anos.

Para início dos trabalhos e diante da legislação atual, foram fixados os seguintes Eixos Temáticos Essenciais para o PDI 2016-2020:

    EIXO1. PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
    1.1 - Evolução Institucional a partir dos processos de Planejamento e Avaliação Institucional;
    1.2 - Projeto/processo de autoavaliação institucional;
    1.3 - Autoavaliação institucional: participação da comunidade acadêmica;
    1.4 - Autoavaliação institucional e avaliações externas: análise e divulgação dos resultados;
    1.5 - Elaboração do relatório de autoavaliação.
    EIXO2. DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL
    2.1 - Missão Institucional, metas e objetivos do PDI;
    2.2 - Coerência entre o PDI e as atividades de ensino de graduação e pós-graduação;
    2.3 - Coerência entre o PDI e as práticas de Extensão;
    2.4 - Coerência entre o PDI e as atividades de pesquisa/iniciação científica, tecnológica, artística e cultural;
    2.5 - Coerência entre o PDI e as ações institucionais no que se refere à diversidade, ao meio ambiente, à memória cultural, à produção artística e ao patrimônio cultural;
    2.6 - Coerência entre o PDI e as ações institucionais voltadas para o desenvolvimento econômico e social;
    2.7 - Coerência entre o PDI e ações de Responsabilidade social: inclusão social;
    2.8 - Coerência entre o PDI e ações afirmativas de defesa e promoção dos direitos humanos e igualdade étnico-racial;
    2.9 - Internacionalização: coerência entre o PDI e as ações institucionais.
    EIXO3. POLÍTICAS ACADÊMICAS
    3.1 - Políticas de ensino e ações acadêmico-administrativas para os cursos de graduação;
    3.2 - Políticas de ensino e ações acadêmico-administrativas para os cursos de pós-graduação stricto sensu;
    3.3 - Políticas de ensino e ações acadêmico-administrativas para os cursos de pós-graduação lato sensu;
    3.4 - Políticas Institucionais e ações acadêmico-administrativas para a pesquisa ou iniciação científica, tecnológica, artística e cultural;
    3.5 - Políticas Institucionais e ações acadêmico-administrativas para a extensão;
    3.6 - Políticas Institucionais e ações de estímulo relacionadas à difusão das produções acadêmicas: científica, didático-pedagógica, tecnológica, artística e cultural;
    3.7 - Comunicação da IES com a comunidade externa;
    3.8 - Comunicação da IES com a comunidade interna;
    3.9 - Programas de atendimento aos estudantes;
    3.10 - Programas de apoio à realização de eventos internos e à produção discente;
    3.11 - Política e ações de acompanhamento de egressos;
    3.12 - Atuação dos egressos da IES no ambiente socioeconômico;
    3.13 - Inovação tecnológica e propriedade intelectual: coerência entre o PDI e as ações institucionais
    EIXO4. POLÍTICAS DE GESTÃO
    4.1 - Política de formação e capacitação docente;
    4.2 - Política de formação e capacitação do corpo técnico-administrativo;
    4.3 - Gestão Institucional;
    4.4 - Sistema de Registro Acadêmico;
    4.5 - Sustentabilidade Financeira;
    4.6 - Relação entre o Planejamento financeiro (orçamento) e a gestão institucional;
    4.7 - Coerência entre plano de carreira e a gestão do corpo docente;
    4.8 - Coerência entre plano de carreira e a gestão do corpo técnico-administrativo.
    EIXO5. INFRAESTRUTURA FÍSICA
    5.1- Instalações administrativas;
    5.2 - Salas de aula;
    5.3 - Auditório(s);
    5.4 - Sala(s) de professores;
    5.5 - Espaços para atendimento aos alunos;
    5.6 - Infraestrutura para a CPA
    5.7 - Gabinetes/estações de trabalho para professores Tempo Integral – TI;
    5.8 - Instalações Sanitárias;
    5.9 - Biblioteca: infraestrutura física;
    5.10 - Biblioteca: serviços e informatização;
    5.11 - Biblioteca: plano de atualização do acervo;
    5.12 - Sala(s) de apoio de informática ou infraestrutura equivalente;
    5.13 - Recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação;
    5.14 - Laboratórios, ambientes e cenários para práticas didáticas: infraestrutura física;
    5.15 - Laboratórios, ambientes e cenários para práticas didáticas: serviços;
    5.16 - Espaços de convivência e de alimentação.
    REQUISITOS LEGAIS E NORMATIVOS
    Os requisitos legais e normativos são essencialmente regulatórios. Tratando-se de disposições legais, esses itens são de atendimento obrigatório.
    1 - Alvará de Funcionamento.
    2 - Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
    3 - Manutenção e Guarda do Acervo Acadêmico.
    4 - Condições de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
    5 - Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
    6 - Plano de Cargos e Carreira Docente.
    7 - Plano de Cargos e Carreira dos Técnico-Administrativos.
    8 - Titulação do Corpo Docente - 33% de docentes com pós-graduação stricto sensu.
    9 - Regime de trabalho do Corpo Docente – 20% de docentes contratados em regime de tempo integral.
    10 - Forma Legal de Contratação de Professores – CLT ou Estatutário.
    11 - Comissão Própria de Avaliação – CPA.
    12 - Comissão Local de Acompanhamento e Controle Social (COLAPS).
    13 - Normas e procedimentos para credenciamento e recredenciamento de Centros Universitários conforme Resolução CNE/CES nº 1/2010.
    14 - Não se aplica – universidades.
    15 - Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.
    16 - Políticas de Educação Ambiental.
    17 - Desenvolvimento Nacional Sustentável.
    18 - Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.
Comissão
PDI 2016-2020 - CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

1) 1º Semestre de 2015

  • Elaboração do Relato Institucional
  • Adequação do PDI à legislação - Nota Técnica Nº 14/2014 – DAES/INEP/MEC: Instrumento de Avaliação Institucional Externa do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) - 5 Eixos.
  • Apresentação ao CONSU – 1ª reunião ordinária de 2015.

2) Julho/2015

  • Elaboração de roteiros para preenchimento e sugestões para docentes, discentes e técnico-administrativos;
  • Preparação de link na página para acesso dos respondentes, através de RA, CPF de professor e CPF de técnico-administrativos;
  • Elementos do link: PDI atual, legislação, roteiros para preenchimento, outras orientações;
  • Elaboração de comunicação aos envolvidos com informações sobre o PDI e o período de acesso e participação.

3) Agosto/2015

  • ampla divulgação – e-mail; site; facebook; cartazes.

4) Setembro/2015

  • coleta de informações

5) Outubro/2015

  • tabulação dos dados
  • estruturação do novo PDI

6) Novembro/2015

  • Redação final e aprovação do PDI no Conselho Universitário - CONSU

Legislação

- Nota Técnica nº 14/2014 - CGACGIES/DAES/INEP/MEC - Trata dos Indicadores do Instrumento de Avaliação Institucional Externa, publicado no D.O.U, de 4 de fevereiro de 2014, por meio da Portaria nº 92, de 31 de janeiro de 2014.

- Instrumento de Avaliação Institucional Externa - Subsidia os atos de credenciamento, recredenciamento e transformação de organização acadêmica (presencial) - agosto de 2014.

- Nota Técnica nº 62/2014 - INEP/DAES/CONAES - Defini a estrutura do Relato Institucional - 9 de outubro de 2014.

- Nota Técnica nº 25/2015 - DAES/INEP - Trata dos Requisitos Legais e Normativos elencados no instrumento de avaliação institucional externa - 12 de junho de 2015.

PDI 2005 - 2010

Plano de Desenvolvimento Institucional

Projeto Pedagógico Institucional

PDI 2011 - 2015

Plano de Desenvolvimento Institucional

Roteiro para Docentes
Instituição:
CPF: - APENAS NÚMEROS -
Senha:
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Roteiro para Discentes
Instituição:
R.A. Deve ser informado sem o dígito
Senha
Em caso de problemas entre em contato com:
suporteweb@unisalesiano.edu.br
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Roteiro para Técnico-Administrativos
Instituição:
C.P.F. - APENAS NÚMEROS -
Em caso de problemas entre em contato com:
suporteweb@unisalesiano.edu.br
Estatística de Acesso
Roteiro Discentes
Casa Qtde Participantes
Lins 245
Araçatuba 489
Total: 734
Roteiro Docente
Casa Qtde Participantes
Lins 99
Araçatuba 73
Total: 172
Roteiro Técnico-Administrativo
Casa Qtde Participantes
Lins 50
Araçatuba 18
Total: 68